ANÁLISE DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DO USUÁRIO

Geordany Rose de Oliveira Viana Esmeraldo, Lucia Conde de Oliveira, Keylla Márcia Menezes de Souza, Michell Ângelo Marques Marques Araújo, Carlos Eduardo Esmeraldo Filho, Erica Maria de Noronha Viana

Resumo


O acolhimento constitui uma estratégia de como operar o processo de trabalho em saúde que traz um novo significado na relação profissional-usuário, o qual é considerado em toda a sua subjetividade. O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de acolhimento desenvolvida em um centro de saúde da família sob a perspectiva do usuário. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória de abordagem qualitativa, realizada no Centro de Saúde Benedito Artur de Carvalho, situado na Secretaria Executiva Regional II, no Município de Fortaleza-Ceará. O estudo ocorreu no período de junho a agosto de 2007, tendo como sujeitos vinte usuários desse Centro. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, aplicada após o usuário ser atendido na unidade. Depois do processamento manual dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo, de Bardin. Algumas categorias foram criadas com base nas unidades temáticas: acolhimento – algo desconhecido? cuidado, atenção e carinho – sinônimos de acolhimento; acolhimento - espaço de escuta; acolhimento - gerando mudanças no serviço; acolhimento - um caminho a percorrer. A estratégia de acolhimento para muitos usuários é algo novo e desconhecido, originando conflitos, por trazer mudanças na dinâmica do processo de trabalho, e a adaptação deve ser esperada à medida que o serviço se organize. Outros encontram nessa estratégia um espaço de escuta, de boas-vindas, atenção e direcionamento de seus diversos problemas, constatando mudanças, algumas percebidas pelos usuários como melhoria após sua implantação. Ficaram evidentes as mudanças ocorridas no serviço após a implantação do acolhimento como nova estratégia dentro do processo de trabalho em saúde. Nosso desafio é encontrar novas formas de adequar essa proposta às necessidades da população assistida. Esperamos com essa análise trazer reflexões nessa nova forma de acolher e assim contribuir com a eficiência do serviço prestado nesse Centro de Saúde.

Palavras-chave


Acolhimento; Saúde da Família; Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde; Humanização da Assistência

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