A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO CONTRIBUI PARA A PROMOÇÃO DE MODOS SAUDÁVEIS DE VIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE?

Leysse Náthia Lourenço Lacerda, Mariane Mendes Miranda, Tábata de Aguiar Barcelos, Lícia Torres, Isabela Tavares Barreto Matias, Regina Célia de Castro, Patrícia Moreira, Luana Caroline Santos

Resumo


Objetiva-se descrever como a integração ensino-serviço pode contribuir para a promoção de modos saudáveis de vida na Atenção Primária a Saúde (APS) no âmbito do Programa de Educação para o Trabalho pela Saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Trata-se de um relato de experiência pautado em estudo longitudinal descritivo com abordagem qualitativa realizado com usuários da UBS, efetivado em três etapas: sensibilização, incentivo a participação em grupos operativos e oficina culinária. A sensibilização possibilitou aos acadêmicos um contato direto com a comunidade, proporcionando aproximação entre população-acadêmicos-profissionais do local. Nas demais etapas verificou-se interesse dos participantes, com relatos sobre os benefícios das atividades desenvolvidas. Concluiu-se que as ações realizadas oportunizaram a integração ensino-serviço e favoreceram a promoção de modos saudáveis de vida entre os usuários da APS.


Palavras-chave


Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Integração Docente-Assistencial.

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