AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PELA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS

Carlos Eduardo Aguilera Campos, Ana Laura Brandão, Marcele Bocater Paulo de Paiva

Resumo


A Estratégia de Saúde da Família vem se consolidando como a estratégia prioritária para a reorganização do modelo de atenção no país. Muitas iniciativas com foco na avaliação da ESF vêm sendo desenvolvidas no Brasil estudos sobre a avaliação dos serviços e cuidados prestados na perspectiva do usuário é ainda escassa. Atualmente o grau de satisfação dos usuários é considerado um componente importante da qualidade assistencial. Este trabalho tem como objetivo testar um instrumento de avaliação da APS pelo usuário adaptando-o a realidade da ESF em um bairro do Rio de Janeiro. O instrumento europeu de avaliação da qualidade em APS - o European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP), serviu como base para este estudo. O trabalho consistiu-se em 3 fases: revisão, adaptação do questionário; pré testes com aplicação do instrumento aos usuários da Estratégia de Saúde da Família em um Centro de Saúde Escola do município do Rio de Janeiro.O instrumento revisado contou com 53 perguntas, distribuídas segundo sete dimensões relacionadas a avaliação da satisfação dos usuários: seguintes: Acesso; Relação e comunicação; Cuidados médicos; Informação e apoio; Continuidade e cooperação; Organização dos serviços; Condições da unidade de saúde. O melhor indicador chave foi o de relação e comunicação, seguido do informação e apoio, sendo a pior avaliação, o indicador organização do serviço. O presente trabalho foi capaz de demonstrar a importância de se avaliar a satisfação do cuidado sob a perspectiva do usuário, e a aplicabilidade prática do instrumento de avaliação desenvolvido. Desta maneira, outras metodologias podem ser futuramente avaliadas, no intuito de encontrar maneiras viáveis e fidedignas de avaliação, para que se possa disponibilizar de forma contínua esta importante ferramenta de melhoria de resultados.


Palavras-chave


Avaliação da Qualidade dos cuidados de saúde; Satisfação do Usuário; Avaliação em Saúde;Atenção Primária à Saúde

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