AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO USUÁRIO/FAMÍLIA SOBRE A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Michele Mandagará de Oliveira, Ione Carvalho Pinto, Valéria Cristina Christello Coimbra, Eneida Mandagará de Oliveira, Poliana Farias Alves, Vania Dias Cruz

Resumo


O Objetivo deste estudo foi avaliar a aceitabilidade do usuário/família sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF). Realizou-se um estudo avaliativo de abordagem quantitativa em uma Unidade de Saúde da Família onde foram entrevistados 217 usuários durante o mês de novembro de 2007. Para análise dos resultados utilizou-se o SPSS® for Windows, Versão 11.0. Identificou-se uma população adulta com idade média de 41 anos, com baixa escolaridade e com maior proporção de mulheres. A maioria dos usuários está satisfeita com a informação recebida sobre: a doença, o tratamento, a forma de obter a ficha, o tempo dedicado a consulta e de espera para o atendimento. Todos profissionais da equipe receberam nota maior que sete. Identificou-se que a maioria dos usuários aceita a ESF, sugerindo que esta estratégia apresenta potencialidades para qualificar a atenção primária a saúde. Entretanto, os problemas estruturais da unidade foram os mais apontados pelos participantes.

Descritores: Programa Saúde da Família. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde. 


Texto completo:

PDF