ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Raionara Cristina de Araújo Santos, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo


Identificar as contribuições e a relevância da articulação ensino-serviço na rede de atenção básica de uma capital do Nordeste. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 15 sujeitos (05 enfermeiros, 05 médicos e 05 odontólogos) nas Unidades de Saúde da Família (USF) que integram o PET-Saúde, Natal (RN). Utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e análise léxica pelo ALCESTE. Respeitaram-se os preceitos éticos. A articulação ensino-serviço na formação de um novo profissional de saúde proporciona a integração do estudante com a comunidade e o serviço de saúde. Assim, essa integração parece causar uma revolução paradigmática nesses indivíduos, ao inserir um novo modo de fazer-ensinar saúde.


Palavras-chave


Ensino; saúde da família; recursos humanos em saúde; pesquisa metodológica em enfermagem.

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