A VOZ DO USUÁRIO E A GERÊNCIA DO SERVIÇO DE SAÚDE

Escolástica Rejane Ferreira Moura, Marcílio Sampaio Santos, Cynara Gurgel Ferreira, Cristiane Paula Rocha, Luciana Kelly Ximenes dos Santos

Resumo


Estudo descritivo realizado de setembro a novembro de 2005. Teve como objetivo identificar opiniões de usuários com relação aos serviços de saúde recebidos, bem como relacionar
seus pontos de vista sobre a gerência do serviço. Os dados foram coletados em unidade básica de saúde- UBS de Fortaleza-CE por meio da observação participante e da técnica de “entrevista de saída”, aplicada a 50 usuários do serviço. Os resultados foram apresentados nas categorias: motivos que determinaram a vinda dos usuários à unidade de saúde; necessidades atendidas e insatisfeitas; mudanças identificadas na unidade de saúde; aspectos que agradam aos usuários e que devem ser mantidos; o que deveria mudar e que desagrada aos usuários; e o que o usuário faria para melhorar as condições da unidade, colocando-se no lugar do(a) gerente. Os usuários apresentaram importantes contribuições
para a melhoria da qualidade do serviço de saúde. Sugere-se à gerência da unidade sistematizar a iniciativa da “entrevista de saída”, iniciando um processo coletivo de melhoria da qualidade na unidade, ciente da capacidade de co-participação e co-gestão dos usuários.

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